33.ª FEIRA DO FUMEIRO DE VINHAIS APRESENTOU-SE NA CASA DE TRÁS-OS-MONTES EM BRAGA

33.ª FEIRA DO FUMEIRO DE VINHAIS APRESENTOU-SE NA CASA DE TRÁS-OS-MONTES EM BRAGA

As Casas Regionais Trasmontano-Durienses são espaços específicos de eleição para promover municípios e empresas da nossa região. Muito poucos o têm feito, mas, Vinhais e Montalegre são boas excepções.

A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga (CTMADB), tal como as suas congéneres do Porto e de Lisboa, tal como diversas espalhadas pelo mundo, são espaços associativos que têm granjeado o respeito e apreço da demais sociedade e da comunicação social.

 

O elitismo de promover a nossa região em espaços caríssimos e acessíveis aos mais endinheirados não resulta. Por um lado muitos dos endinheirados estão mais para apertar o dinheiro do que a fazê-lo circular. Só resta a classe média que prefere espaços sociais em que a qualidade, a tradição e sociabilidades se casem.

Assim, o Município vinhaense elegeu como espaço promotor no Minho a CTMADB para anunciar a 33.ª Feira do Fumeiro, a mais antiga do país que vai ter lugar de 7 a 10 de Fevereiro, em Vinhais, na «Capital do Fumeiro».

Da comitiva vinda a Braga fazia parte o popular Vice-Presidente do Município, Prof. Luís Fernandes que agradeceu a recepção e a presença da comunicação social e dos demais presentes. A Eng.ª Carla Alves, principal rosto do sucesso do fumeiro de Vinhais e da recuperação do tradicional porco bísaro. Há duas raças de suínos autóctones em Portugal, o bísaro que existia a Norte do Tejo e na Galiza e a sul o porco alentejano.

Apresentação, em Braga, da Feira de Fumeiro de Vinhais 2013

O objectivo deste evento promocional era convidar a irem a Vinhais e divulgar o evento. Depois, lembrou que ano após ano o sucesso se constrói com muito trabalho, qualidade e rigor. Assim, dos cerca de 350 produtores que havia no concelho, só restam 82, porque nem todos aceitaram as exigências para manter produtos de qualidade.

Cada Feira do Fumeiro representa um ano de trabalho com formação, visitas, provas e análises sensoriais. Mas vale a pena, porque muitos produtores de outras regiões querem ir ali vender por «cheirar a tradição e genuinidade». As vendedeiras apresentam-se nas suas vestes de etnografia tradicional dando-lhe um toque de mais autenticidade e culturalidade.

A Feira do Fumeiro de Vinhais é uma festa ou romaria de homenagem ao reco bísaro e ao saber tradicional dos enchidos. Quem rumar a Vinhais de 7 a 10 deste mês terá à sua espera um grande pavilhão com 60 expositores e a Feira de Artesanato complementa a festa. Vai haver uma Exposição de Máquinas Agrícolas, tasquinhas e estarão à espera dos «romeiros» sete restaurantes. Na animação Miguel Ângelo é cabeça de cartaz. O Concurso das raças do porco bísaro é outro momento alto que divide com a criação da «Confraria do Porco Bisar». Esta terá como principal objectivo a promoção do reco e do fumeiro de Vinhais, assumindo-se como embaixadores deste evento.

Na Praça de Touros haverá campeonato de chega de touros da corpulenta raça mirandesa, que além de diversão é um estímulo à sua preservação desta raça bovina ameaçada.

Do Centro Hípico, no Parque Biológico de Vinhais, sairá um passeio equestre e na Praça de Touros será montada uma prova de perícia para cavalos.

Os preços do fumeiro são os mesmos do ano anterior, apesar do IVA ter feito disparar o custo.

Caro leitor! A 33.ª Feira do Fumeiro de Vinhais espera por si e terá lá o que de melhor se produz em enchidos desde as alheiras, sangueiras, chouriças de carne, butelos, salpicões e presunto e bom vinho trasmontano. Pode aconchegar o estômago à mesa com um caldo de cascas ou cascas com fumeiro.

Na CTMADB a equipa de cozinheiras (Isabel, Elsa e Gracinda) mimaram os presentes com fumeiro divinal, folar, bola de carne e pão do melhor que há e, por fim, veio um delicioso caldo de cascas e fumeiro. Com o estômago bem manjado os gaiteiros de Zido animaram a casa com música celta e popular, para pular e rodopiar.

Fonte: NetBila | Jorge Lage | 2 de fevereiro de 2013

Partilhar:
Facebook Twitter Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Email

Comentários

comments