36.ª Feira do Fumeiro destaca-se das demais pelo seu fumeiro de excelência

Foi há 36 anos que nasceu a primeira Feira do Fumeiro de Vinhais. A maior e mais antiga Feira do Fumeiro, continua a distinguir-se pela marca de rigor e qualidade que impõe aos produtores de fumeiro que cuidadosamente selecciona ano após ano.
São 36 anos de luta pela afirmação de um setor de atividade que hoje é marca inequívoca do concelho de Vinhais e, provavelmente, a melhor aposta de sempre, pelo efetivo retorno que dá à dinamização da economia local.
A estratégia clara que delineou a Câmara Municipal de Vinhais, envolveu a Associação Nacional de Criadores de Suínos Bísaros que, passo a passo, com muito trabalho e perseverança conseguiram a certificação como Indicação Geográfica Protegida (IGP), de todos os seus produtos. Estas certificações exigem um controlo apertado de todo o processo produtivo do fumeiro, desde a criação dos animais, obrigatoriamente de raça bísara, ao abate, confecção e secagem dos produtos.
Quem vem a Vinhais sabe que o fumeiro que compra é, garantidamente, de qualidade. Esta é e sempre foi a grande aposta de promoção deste certame que gradualmente se transformou no maior evento gastronómico do Norte.
A Feira é anualmente visitada por mais de 50 mil pessoas que chegam de todo o país, também do estrangeiro, mas fundamentalmente, pessoas da zona Norte do país, outras amigas deste território e apreciadoras de produtos de qualidade.
Este é, sem dúvida, um certame onde a maior motivação da visita é a compra de produtos com qualidade garantida, daí que os 70 produtores de fumeiro presentes vendam na Feira, no seu conjunto, mais de 40 toneladas de fumeiro.
Este ano, como sempre, o Fumeiro de Vinhais, é o elemento principal desta Feira mas o certame, cada vez mais, tem-se aberto a outros setores de atividade. Tem espaço gourmet, tasquinhas, maquinaria agrícola, espaço de espetáculos, mercado de gado, concurso pecuário de Suínos de Raça Bísara, chegas de touros, demonstração equestre, artesanato, entre outras iniciativas. No total são 500 os expositores presentes, distribuídos por diversos pavilhões organizados numa área superior a 25 mil metros quadrados.
Os espetáculos são igualmente uma marca importante deste evento. Há animação musical em permanência, arraiais tradicionais e concertos com grupos consagrados. Este ano, no dia 5, são os Blasted Mechanism que sobem ao palco, e no dia 6 será um grande espectáculo com Mickael Carreira.
A Feira conta ainda com os habituais seminários, espaços de informação privilegiados que são pensados de acordo com as necessidades atuais de informação na área da agricultura e pecuária, sobretudo nos termos ligados à produção de porco Bísaro.
O porco bísaro vai estar em destaque neste certame, com a Bísaro Pig Parade. Vamos poder apreciar 20 obras de arte, em forma de porco bísaro, criadas por 20 artistas plásticos transmontanos que se associaram a um projecto de preservação e promoção da Raça Bísara.
Após a Bísaro Pig Parede, as peças ficarão em exposição no Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro, que será inaugurado no dia 6, durante a Feira do Fumeiro.
São motivos mais que suficientes para despertar a vontade de vir descobrir Vinhais – A Capital do Fumeiro.

Partilhar:
Facebook Twitter Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Email

Comentários

comments