Expositores

O fumeiro é o rei da festa e, por essa razão, o pavilhão principal de exposições é ocupado por produtores individuais, cozinhas tradicionais e unidades de produção de fumeiro certificado do concelho de Vinhais. A base deste produto, de qualidade reconhecida, é o porco bísaro, uma raça autóctone, protegida, que possui uma carne particularmente saborosa o que, com o tempero específico deste concelho, atribui ao Fumeiro de Vinhais um paladar único. A maioria dos produtores individuais criam vários porcos, com o objectivo específico de produzir fumeiro para esta Feira que, a nível gastronómico, já é uma referência nacional.
Com o claro desígnio de manter e se possível melhorar a qualidade de ano para ano, o controlo que é feito aos expositores é grande e começa muito antes do fumeiro chegar à banca de venda. Começa, desde logo, no acompanhamento do crescimento dos porcos, segue no abate e mantém-se no momento da confecção. Cada peça de fumeiro que entra na Feira passa por um rigoroso e apertado controlo de qualidade.
Mas a feira, pela dimensão que ganhou nos últimos anos, tornou-se num certame que agrega muitas outras actividades económicas, um evento que representa um forte momento de dinamização da economia local. Por isso mesmo o espaço é alargado a outro tipo de expositores e é possível nesta Feira, que também é uma Festa, encontrar o melhor artesanato, uma grande variedade de produtos da terra e outros produtos locais, uma área de exposição de maquinaria agrícola e até um espaço Gourmet, o local onde os produtos mais “especiais” são expostos e vendidos.
A mesma regra rege todos os expositores, os produtos apresentados ao público devem primar pela qualidade, o que garante a satisfação do cliente e cria o desejo de regressar ano após ano.
 
imagem

 

Documentos

Regulamentos

 

Pedidos de Participação

 

Partilhar:
Facebook Twitter Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Email

Comentários

comments