Fiéis à tradição

Fiéis à tradição

Trabalhar melhor não significa abandonar práticas antigas, pelo contrário, em Vinhais o que diferencia o fumeiro é a fidelidade mantida em relação á matéria-prima, suínos autóctones de raça bisara, e em relação aos ingredientes usados....

Ao longo dos tempos o Fumeiro de Vinhais foi ganhando prestígio e notoriedade, tendo conquistado muitos consumidores que reconhecem nestes produtos uma qualidade específica e os diferenciam de outros concorrentes no mercado. As vendas aumentaram exponencialmente, às dezenas de produtores individuais que confeccionam fumeiro para a Feira juntaram-se unidades de transformação, com produção em maior escala, e cozinhas regionais, mas o aumento da quantidade em nenhum momento colocou em causa a procura incessante pela qualidade. Alias, essa é uma exigência cada vez mais presente em cada peça que se confecciona. Os produtores habituaram o consumidor a um nível de qualidade que os obriga a trabalhar cada vez melhor. Trabalhar melhor não significa abandonar práticas antigas, pelo contrário, em Vinhais o que diferencia o fumeiro é a fidelidade mantida em relação á matéria-prima, suínos autóctones de raça bisara, e em relação aos ingredientes usados no tempero das carnes, às técnicas ancestrais de corte, enchimento, fumagem e secagem.
Sem alterarem este padrão de qualidade que os distingue, os produtores conseguiram evoluir, modernizando as suas unidades produtivas, e legalizando a sua produção artesanal.
As condições climatéricas são também um forte aliado do Fumeiro. O concelho de Vinhais, situado a uma altitude de aproximadamente 1000 metros, possui inigualáveis condições naturais e um clima específico caracterizado por Invernos longos e frios e verões quentes e curtos, que permitem uma cura perfeita do fumeiro regional.

Partilhar:
Facebook Twitter Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Email

Comentários

comments