“Rocher de Alheira de Vinhais”, inovação e qualidade

“Rocher de Alheira de Vinhais”, inovação e qualidade

Um dos produtos a apresentar nestas sessões de showcooking é o “Rocher de Alheira de Vinhais”. Uma criação do chefe Óscar Gonçalves, que usa na confecção produtos regionais diversos, mas que tem como ingrediente principal a Alheira de Vinhais (IGP). A marca está registada e é propriedade da Associação de Criadores de Suínos de Raça Bísara, já detentora das marcas de certificação de todos os produtos de Fumeiro de Vinhais (Salpicão de Vinhais (IGP), Chouriça de carne de Vinhais (IGP), Alheira de Vinhais (IGP), Butelo de Vinhais (IGP), Chouriço Azedo de Vinhais (IGP), Chouriça doce de Vinhais (IGP) e Presunto de Vinhais (IGP)).
O “Rocher de Alheira de Vinhais” é um bombom de alheira com recheio de castanha, coberto com amêndoa e “banhado a ouro”.
Receita:
Com uma ganache de castanha, faz-se um ponto de açúcar e adiciona-se um pouco de erva-doce e puré de castanha, este é trabalhado e fazem-se pequenas bolas que vão rechear a alheira.
A alheira de Vinhais IGP (Indicação Geográfica Protegida) é preparada previamente, retirando-se a pele e os excessos de gordura. Depois fazem-se bolas uniformes de mais ou menos 20 gramas que são recheadas com a ganache de castanha.
Por fora faz-se um carapinado com castanha de Vinhais, amêndoa da região, um pouco de arroz frito e pinta-se com ouro comestível.

Partilhar:
Facebook Twitter Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Email

Comentários

comments